A didatização do debate em livros aprovados pelo PNLD 2020
ensino de língua portuguesa, debate, evento de letramento.
No contexto das interações sociais contemporâneas, saber debater, respeitando a ética e a negociação dos turnos de fala, pode contribuir para a paz social. Dessa forma, o debate se constitui como um objeto de ensino tanto da oralidade, da escrita, bem como da argumentação, dado o fato da definição dos campos de atuação na vida pública definidos pela BNCC. Isso justifica a necessidade de se verificar a didatização do debate em atividades dos livros de língua portuguesa, selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2020 (PNLD 2020), para realizar as orientações do documento norteador da educação brasileira. Essa investigação se justifica dada a necessidade de se desenvolver a competência argumentativa dos alunos para o exercício da cidadania e ampliar o trabalho com o eixo da oralidade, comumente relegada a um segundo plano. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, interpretativista e de análise documental e analisa como atividades didáticas envolvendo debate são propostas em cinco volumes do 8o ano do EF, de cinco coleções, de um total de seis, aprovadas pelo PNLD-2020. Investigamos três questões norteadoras. A primeira: de que modo o “debate” é contemplado na BNCC? A segunda: como, nos volumes dos LDLP aprovados pelo triênio PNLD 2020-2022, didatiza-se o objeto de ensino “debate”? Finalmente, a terceira: como o trabalho com o “debate” pode contemplar as habilidades do campo da vida pública, elencadas pela BNCC? Fundamentam nossa análise a concepção dialógica da língua(gem), os estudos de letramentos de vertente sociocultural e a pedagogia crítica. Nosso corpus se constitui de cinco volumes do 8o ano do ensino fundamental, das seis coleções aprovadas pelo PNLD 2020. A análise preliminar sinaliza que o debate é didatizado nesses livros por meio de diferentes atividades, mas com o mesmo princípio: tomar o debate como gênero discursivo. Por fim, apresentamos como produto destacável (ainda em construção) um manual didático que orienta o trabalho com o debate como evento de letramento.