CONTRAIDEOLOGIA E REPRESENTAÇÕES DA NEGRITUDE NA ESCOLA: CANÇÕES DE RESISTÊNCIA NA EJA
Canções de resistência; Contraideologia; EJA; Letramento Literário.
As canções de resistência e protesto externam realidades e experiências que podem ser semelhantes às dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), marcadas por opressão, exclusão e desigualdade sociais. Essas canções por serem manifestações literárias tendem a ir de encontro à ideologia predominante, servindo como forma de contestar o status quo estabelecido. Com base nesse cenário, o objetivo geral deste trabalho é apresentar alguns dos percursos da literatura de temática negra no Brasil. Além disso, elaborar um projeto de intervenção para a EJA, em formato de letramento literário e em sequência didática, a partir de algumas canções de resistência, bem como de outros textos literários que têm intertextualidades com as canções. A fim de contemplar o objetivo geral, está sendo elaborada uma pesquisa bibliográfica que servirá de fonte para a pesquisa-ação. A pesquisa-ação é o projeto de intervenção, que será feito através da elaboração e execução da sequência didática básica e expandida, em que se colocam os alunos para serem protagonistas na resolução de problemas. O embasamento teórico principal é tecido com: Césaire (1939); Munanga (2003), (2009); Duarte (2008), (2011); Bernd (1988); Evaristo (2009); Bosi (1977), (2010); Candido (1995); Lajolo (1989); Compagnon (2009); Dolz & Schneuwly (2004); Cosson (2006) (2020); Freire (1987), (1996); e Bakthin (2003). Ao término da sequência didática, acredita-se que o projeto servirá como fonte de aplicação de aulas para professores do ensino básico, com intuito de emancipar e incluir públicos antes excluídos da sociedade, como os alunos da EJA.