DA LEITURA À ESCRITA: O ENSINO DE LITERATURA PELO VIÉS DAS MEMÓRIAS
Palavras-chave: Literatura. Sequência Didática. Letramento Literário. Formação do leitor.
O ensino de Língua Portuguesa/Literatura no Ensino Fundamental II, na atualidade, vem sendo desenvolvido através do uso de gêneros textuais. Pensando nessa prática, esse trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta didática que desperte o gosto pela leitura e pela escrita, através da leitura de fruição de textos narrativos com a utilização do gênero Memória, dentro da Sequência Didática proposta por Dolz, Noverraz e Schenewly (2004), para ser aplicada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental anos finais, podendo ser adaptada para quaisquer outras turmas dessa etapa de ensino. Realizamos a análise de duas dissertações no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, como trabalho de conclusão do Mestrado, já que, devido à pandemia por COVID-19, a resolução de nº 003/2020 nos orientou a mudança do cunho do nosso trabalho. As duas dissertações analisadas se enquadram na área de concentração Linguagens e Letramento Literário, que promovem o ensino de Literatura através da utilização de textos autobiográfico e memórias literárias, a fim de corroborar com a construção de nossa proposta de ensino, baseado nas memórias de Diógenes da Cunha Lima em sua obra O trem da minha vida (2003). Nosso estudo foi realizado sob a luz de autores como: Marcuschi (2008), Cosson (2010), Dolz, Noverraz e Swenewly (2004), Lajolo (2009), entre outro; e nos documentos oficiais: PCNs (1998, 2001). Buscamos, através dessa pesquisa, mudanças nas práticas pedagógicas do professor de Língua Portuguesa/Literatura, assim como efetivar o ensino de Literatura através do uso de textos literários para auxiliar na formação do aluno/leitor efetivo que tenha a capacidade de interagir na sociedade em que vive.