Banca de DEFESA: VÂNIA PINHEIRO BORGES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VÂNIA PINHEIRO BORGES
DATA : 06/11/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório D - CCHLA
TÍTULO:

A VOZ E A VEZ DO LEITOR EM MORTE E VIDA SEVERINA: UMA ABORDAGEM DE RECEPÇÃO, LEITURA  E PERFORMANCE

In the present era of computerization of the school space, where everyone is surrounded by such fast and perishable information, we can see that few of these updates translate into relevant experiences for student education. Whereas the choice to work with the poetic literary text here is undeniably the attempt to do the opposite: to transform the experience of literary enjoyment into permanent knowledge for the school community. This work is an attempt to assertively and effectively develop the indication of work launched by PCNs, under the aegis of the LDB of Brazilian public education, in what concerns the reading practices and literary enjoyment in the classroom. To this end, the poem piece Morte e vida Severina, by Pernambuco author, by João Cabral de Melo Neto, will be the base text for the collective reading of this study, developed in the stages of reading, reception and textual performance under the investigative theoretical effort going through guidelines, among others, by Bordini (1996), Cosson (2006), Zumthor (1993) and Pinheiro (2003). From this theoretical framework, the body was used during the literary reading processes, because it is through it that we are in the world. In this sense and thinking about the reading that “dislodges the man from his body”, through the readings, representations and text productions of the students, it was possible to observe, throughout the research, the elaboration of several meanings and resignifications with the selected work. in the classroom., so that, resulting from this interventional practice, several pedagogical products were produced, explored throughout this work.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura literária. Fruição literária. Performance da leitura. 


PÁGINAS: 204
RESUMO:

Na atual era da informatização do espaço escolar, onde todos estão cercados de informações tão rápidas e, na mesma medida, perecíveis, podemos constatar que poucas destas atualizações são traduzidas em experiências relevantes para a formação do aluno. Ao passo que a escolha de trabalhar com o texto literário poético, aqui, é, inegavelmente, a tentativa de fazer o inverso: transformar a experiência de fruição literária em conhecimento permanente para a comunidade escolar. Este trabalho é uma tentativa de desenvolver de maneira assertiva e efetiva a indicação de trabalho lançada pelos PCNs, sob a égide da LDB da educação pública brasileira, no que compete às práticas de leitura e fruição literária em sala de aula. Para tal, a peça-poema Morte e vida Severina, do autor pernambucano, de João Cabral de Melo Neto, será o texto base de leitura coletiva deste estudo, desenvolvido nas etapas de leitura, recepção e performance textuais sob o esforço teórico investigativo perpassando as orientações, entre outras, de Bordini (1996), Cosson (2006), Zumthor (1993) e Pinheiro (2003). A partir desse referencial teórico, procedeu-se a utilização do corpo durante os processos das leitura literárias, pois é através dele que estamos no mundo. Nesse sentido e pensando na a leitura que “desaloja o homem do seu corpo”, através das leituras, representações e produções de textos dos alunos, pôde-se observar, ao longo da pesquisa, a elaboração de diversos sentidos e ressignificações com a obra selecionada na sala de aula, de maneira que, resultantes da referida prática interventiva, foram produzidos diversos produtos pedagógicos, explorados ao longo deste trabalho.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO
Interna - 1746024 - EDNA MARIA RANGEL DE SA
Externa à Instituição - JOAO BATISTA DE MORAIS NETO - IFRN
Notícia cadastrada em: 24/10/2019 11:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao