CONTO E TEATRO NO 9º ANO – UMA PROPOSTA DE AÇÃO COM BASE NOS CONTOS DE EDGAR ALLAN POE.
Contos de terror. Teatro. Edgar Allan Poe. Leitura literária.
Ao mesmo tempo em que a existência da literatura no ambiente escolar diminui, percebe-se a discussão intensificada acerca da formação do aluno enquanto leitor e sobre a responsabilidade da escola nesse processo. Nesse sentido, é necessário que o docente incentive o aluno para que perceba a importância da leitura e que consecutivamente saiba caminhar pelo mundo da literatura fazendo suas próprias escolhas, por pura satisfação. Assim, pretendemos desenvolver uma prática didático-pedagógica por meio de uma sequência didática (COSSON, 2016) a qual proporciona o relacionamento dos discentes do nono ano da Escola Estadual Élia de Barros com os gêneros contos de terror de Edgar Allan Poe e o teatro. Nossa proposta visa promover a criatividade e a oralidade dos alunos através de práticas de leitura literária e de dramatização, além de proporcionar aos alunos a participação em exercícios teatrais os quais ampliam as habilidades de expressão oral e corporal.A fim de amparar nosso projeto de ação iremos nos apoiar em Candido (1999), Compagnon (2009), Cortázar (1993), Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Rosenfeld (2006), Todorov (2009), Zumthor (2007).