GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRODUÇÃO TEXTUAL E ATUAÇÃO CIDADÃ
Interação. Gêneros textuais. Argumentação. Artigo de opinião.
Um dos desafios a serem assumidos pelos professores de Língua Portuguesa é o de formar alunos que não sejam apenas parte do mundo, mas que assumam posicionamento diante dele e, principalmente, ajam sobre ele. Em nossa experiência docente, temos verificado dificuldades dos alunos de diferentes níveis no que diz respeito à reflexão e ao pensamento crítico frente a temas controversos de nossa sociedade. Nesse contexto, julgamos pertinente desenvolver uma proposta que vise o desenvolvimento da competência argumentativa no ensino básico. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da competência argumentativa de alunos do 9º ano, a partir de reflexões e de posicionamentos críticos como cidadãos acerca de temas vivenciados em seu cotidiano. Para tanto, analisamos produções textuais escritas a partir de uma proposta do gênero artigo de opinião, no contexto de uma sequência didática desenvolvida em uma turma do 9º ano de uma escola estadual de Natal (RN). Para tanto, nos apoiaremos teoricamente na abordagem sociointerativa sobre as concepções de linguagem; de Geraldi (2012); em discussões sobre produção de texto e ensino, de Bunzen (2006), Antunes (2003); na abordagem textual de Koch (1983) e textual-discursiva de Adam (2008), sobre argumentação e sequências argumentativas; nos fundamentos sobre gêneros textuais/discursivos de Bakhtin (2011) , Marcuschi (2002) e Schneuwly (2004); bem como em pressupostos sobre artigo de opinião de Brakling (2000), Rocha (2015) e nos modelos de sequência didática desenvolvida por Dolz et al.(2004). Na aplicação da sequência, após a primeira produção, foram realizadas atividades através dos módulos, com objetivo de desenvolver estratégias que contribuíssem para a competência argumentativa dos alunos; após essa etapa, deu-se a reescrita, ou seja, a produção final. Ainda em processo, a análise tem demonstrado que houve ganhos quanto á organização e à fundamentação argumentativa no artigo de opinião, quando comparadas as produções iniciais e finais