A PRÁTICA DE LEITURA E NAVEGAÇÃO HIPERTEXTUAL EM AMBIENTES DIGITAIS
leitura; hipertexto; ambiente digital; interatividade; não linearidade; multiletramento; multimodalidade;
Levando-se em consideração as circunstâncias decorrentes das transformações trazidas pelas novas tecnologias de informação, o foco desta pesquisa está nas habilidades de leitura e navegação de alunos em ambientes digitais. Temos como objetivo mais amplo trabalhar metodologicamente a prática de leitura para que os alunos se tornem eficientes leitores e navegadores de hipertextos digitais. Como objetivos específicos: (1) observar, através de diagnósticos realizados, a leitura e navegação dos alunos em ambientes digitais; (2) trabalhar multiletramentos, multimodalidades e interatividade em hipercontos e ciberpoemas a partir de uma intervenção didática; (3) analisar os resultados obtidos dos protótipos didáticos. Utilizamos como referencial teórico para a metodologia aplicada as propostas de Rojo (2012) em relação aos protótipos didáticos, isso nos direciona a uma prática de multiletramentos e multimodalidades, frutos de problematizações que objetivam promover reflexões e renovar a prática docente do professor de línguas. Como fundamentação teórica, em perspectiva sócio histórica, temos Chartier (1999), Jenkins (2009), Lévy (2009) e Santaella (2013). Como fundamentação teórica, em perspectiva linguística, temos Marcuschi (2009), Xavier (2010), Coscarelli (2006; 2009; 2012), Ribeiro (2009; 2016) e Rojo (2012). Os resultados preliminares apontam para a relevância das multimídias na construção da leitura dos alunos, a partir da sobreposição de habilidades de navegação e leitura em hipertextos digitais.