Leitura literária em sala de aula: uma experiência com antologia de poemas
Leitura literária. Ensino de Literatura. Letramento Literário.
As reflexões sobre o papel da literatura na vida e na formação de sujeitos autônomos e críticos levam à discussão sobre o papel da literatura na escola e de como tem sido a prática de leitura do texto literário na educação básica. Nesse âmbito, amparado teoricamente em Zilberman (2008; 2012), Cosson (2007), Pinheiro (2002; 2006) Iser (1979), Todorov (2010), Zumthor (2014), Rouxel (2013), entre outros, bem como nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), este trabalho versa sobre o papel da leitura literária na sala de aula, em especial nos anos finais do ensino fundamental. Apresentando-se como uma proposta de intervenção a ser desenvolvida em turmas de sexto ano do ensino fundamental da Escola Estadual Maia Neto, situada em Natal/RN, busca reafirmar e fortalecer o papel da literatura no ensino de língua materna por meio de uma vivência com a força humanizadora da literatura, contribuindo para a formação de sujeitos leitores responsáveis e críticos. Nessa direção, apoia-se na proposta de Letramento Literário de Cosson (2007), utilizando o modelo de sequência básica para o trabalho com o livro Poemas que escolhi para as crianças: antologia de Ruth Rocha (2013), adaptando-a às singularidades dos textos do gênero poema e de estarem inseridos em uma antologia com autores, estilos e períodos diversos. À sequência básica foram acrescidas oficinas para produção textual no gênero poema.