O TEXTO LITERÁRIO COMO SUBSÍDIO PARA A ABORDAGEM DA TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Palavras-chaves: Leitura. Literatura Africana. Ensino. Racismo.
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de pesquisa / intervenção com foco na leitura do texto literário no 9º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Almirante Tamandaré. A proposta visa ressignificar a aula de língua materna, privilegiando ações que proporcionem à fruição dos textos em sala de aula, bem como atividades sistematizadas a fim de oferecer uma reflexão a partir da leituras realizadas. Os aspectos que nortearam as análises durante às oficinas vinculam-se às manifestações que remetem à cultura e a história afro-brasileira, e como esse debate pode contribuir para à erradicação do preconceito racial no país com base na lei 10.639/2003. Desta forma, propomos a referida intervenção que teve como recurso principal o conto O embondeiro que sonhava pássaros, do escritor moçambicano Mia Couto. Visando estabelecer uma conexão com as teorias e compreender os fenômenos destacados, a proposta fundamenta-se em autores dedicados à temática da literatura e ensino, como também em teóricos vinculados aos estudos sobre racismo e inclusão na educação. Sendo assim, destacamos; Candido (1995), Cereja (2005), Cosson (2014), Damiani (2012), Duarte (2012), Fornazieri (2009), Gomes (2003), Hall (2006), Helena (2013), Leffa (1999), Munanga (2003) Oliveira (2013), Todorov ( 2009 ), Perrone-Moisés ( 2006), Rolon (2011), Rodrigues (2012), Rouxel (2013), Santos ( 2016 ), Santos ( 2005 ).