A SEQUÊNCIA ARGUMENTATIVA E A CONTRA-ARGUMENTAÇÃO NO GÊNERO COMENTÁRIO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sequência argumentativa / contra-argumentativa, conectores, práticas de leitura e escrita.
A presente dissertação é dedicada ao estudo, análise e descrição de uma proposta de intervenção para o ensino de leitura e escrita de um gênero textual, o comentário, caracterizado enquanto sequência argumentativa, numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Parnamirim/RN. Com essa intervenção, espera-se não só abordar o ensino-aprendizagem do gênero textual selecionado, mas principalmente promover práticas de escrita da sequência argumentativa que possam contribuir para que os textos produzidos pelos alunos se mostrem mais produtivos, reflexivos e significativos. Focamos a produção desses comentários na questão da contra-argumentação e do uso de conectores contraargumentativos. Para realizar essa intervenção, utilizamos pressupostos teóricos advindos das seguintes abordagens: dos estudos do Grupo de Genebra (DOLZ E SCHENEUWLY, 2004), com respeito aos projetos de classe, sequência didática; dos modelos teóricos de Lopes-Rossi (2011) com relação aos projetos pedagógicos de leitura e produção de gêneros discursivos; das diretrizes dos PCN’s (1998) quanto à escolha pelo gênero e suas implicações; dos estudos de Marcuschi (2007, 2008, 2010), Koch (2007, 2011,), sobre os gêneros textuais e suas inter-relações ensinoaprendizagem e produção textual; das teorias sobre argumentação observadas em Perelman; Olbrechts-Tyteca, (2014), Ducrot, (2009), Plantin, (2008); das posições teórico-metodológicas de J. M. Adam (1999, 2010, 2011) referentes às sequências textuais, especificamente a sequência argumentativa, a contra-argumentação e os conectores contra-argumentativos.