LEITURA E ESCRITA DE POEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
LEITURA. ESCRITA. POEMA. ENSINO FUNDAMENTAL
O poema, gênero textual da esfera literária que ainda não possui uma circulação social abundante, vem se difundindo na escola e passou a ser abordado em livros didáticos, projetos, atividades (escritas e orais) e em avaliações como objeto e instrumento de ensino, pois, além de sua importância para o indivíduo, seu ensino é investigado a partir de exames nacionais, como, Prova Brasil e Olimpíada de Língua Portuguesa. Nesse sentido esta pesquisa versa sobre leitura e escrita de poemas no ensino fundamental, com o intuito de sugerir um projeto de ensino de poemas, que envolva intertextualidade e conhecimento linguístico verbal, para o 6º ano do ensino fundamental II. Os objetivos específicos são: criar sequência (s) didática (s) que contemplem leitura, escrita, gramática e oralidade de poemas; contribuir para a formação de leitores e escritores; explorar a intertextualidade em poemas; elaborar e revisar atividades sobre o uso do verbo nos poemas lidos e produzidos. A fim de atingir esses objetivos, a fundamentação teórica está ancorada quanto à intertextualidade, leitura e escrita em Koch (2012, 2013); língua como interação e conhecimento linguístico verbal em Antunes (2009, 2010, 2013); este último também em Travaglia (2013), Neves (2013); letramento, Kleiman (2012); o texto como ponto de partida e de chegada, Geraldi (2013); o texto como unidade de ensino, BRASIL (2000); procedimento de ensino, Scarpato (2004); metodologia, Charoux (2006), Severino (2014); entre outros. Os dados a serem gerados e analisados, estarão vinculados à abordagem qualitativa e à pesquisa-ação.