UM ESCUDO CONTRA FAKE NEWS? A INFLUÊNCIA DA REPUTAÇÃO CORPORATIVA NA INTENÇÃO DO CONSUMIDOR COMPARTILHAR NOTÍCIAS FALSAS SOBRE EMPRESA NAS REDES SOCIAIS ONLINE
Notícias falsas sobre empresas. Compartilhamento de notícias. Reputação corporativa. Redes sociais online. Pesquisa experimental.
Este projeto de tese propõe examinar a influência da reputação corporativa na intenção do consumidor compartilhar notícias falsas sobre empresa nas redes sociais online. O que motivou este projeto foi o aumento do número de notícias falsas sobre empresas nas redes sociais e o pouco conhecimento disponível sobre o assunto. A fundamentação teórica são as literaturas de compartilhamento de notícias, reputação organizacional e teoria da dissonância cognitiva. O método de investigação é um experimento fatorial 2^3 online em blocos, no qual cada sujeito representa um bloco. Os três fatores manipulados são: reputação corporativa (boa vs ruim), valência da notícia (positiva vs negativa) e setor de atuação (alimentos vs construção civil). O estímulo do experimento são manchetes de notícias falsas sobre empresas e a amostra são usuários de redes sociais on-line que tem familiaridade com as empresas citadas nas manchetes e que percebem a reputação dessas empresas da forma desejada. O instrumento da pesquisa é um questionário que aborda a intenção de compartilhamento para cada manchete, entre outras variáveis. A análise de dados será realizada por meio da análise de variância (ANOVA). Um experimento piloto foi aplicado para testar o plano experimental delineado inicialmente e definir o plano final, descrito anteriormente. A tese deste projeto é que a boa reputação ameniza a intenção do consumidor compartilhar notícias falsas negativas, enquanto a má reputação potencializa essa intenção, independente do setor de atuação da empresa noticiada. Se confirmada a tese, os resultados da pesquisa poderão ser utilizados por gestores para combater a propagação de notícias falsas sobre empresas nas redes sociais.