A ESTRUTURA BUROCRÁTICA DE PODER NO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: O caso do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP
Poder. Cultural. Administração da educação. EAD e adesão tecnológica.
O estudo aborda as estruturas organizacionais burocráticas, a fim de compreender a forma da adesão às tecnologias virtuais no processo administrativo-educacional para o stricto sensu. Para tanto, o autor navega na formação das organizações no Brasil, visando demostrar a cultura organizacional burocrática e a consequente forma de domínio daqueles que detêm o poder. Nessa construção epistemológica, o autor explora o ambiente burocrático da cultura e poder organizacional. Para tal análise, observa-se o fenômeno da tecnologia no ambiente administrativo da EAD, o qual pode explicar a forma da adesão às estruturas e instrumentos tecnológicos para o stricto sensu, que, em tese, dilui o axioma organizacional tradicional herdado. Portanto, foi utilizado, enquanto objeto de estudo, o caso do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP, analisando o conteúdo documental e da legislação relacionada à institucionalização e o posicionamento de professores/coordenadores e diretor da CAPES/MEC. Concluiu-se, sob tais axiomas, que as estruturas burocráticas podem admitir, sim, a EAD no ambiente do stricto sensu. Isso desde que a adesão não conote “diluir” as formas tradicionais de poder e domínio burocrático institucional herdado, assim como a suposta hegemonia da estrutura de governança da administração na educação adotada presencialmente pelo stricto sensu no Brasil.