Banca de DEFESA: MATHEUS PRADO GALLI MARTINS

DISCENTE : MATHEUS PRADO GALLI MARTINS
DATA : 11/10/2024
LOCAL: Remoto via meet

PLATAFORMA DE PROTOTIPAGEM RÁPIDA DE HARDWARE E SOFTWARE APLICADA A PROJETOS DE CONVERSORES ELETRÔNICOS DE POTÊNCIA

Conversores Eletrônicos de Potência. Controle Digital. Plataforma de Prototipagem Rápida. Módulos de Prototipagem Rápida.

Os Conversores Eletrônicos de Potência CEPs oferecem alta capacidade de controle eficiente do fluxo de energia elétrica. Até a década de 1990, a principal aplicação dessa tecnologia era acionar motores industriais e fontes de alimentação convencionais, como retificadores, choppers ou mesmo inversores. Hoje em dia, além do uso convencional, os conversores são empregados em uma ampla gama de aplicações de baixa, média e alta potência, incluindo aplicações residenciais, geração centralizada de energia renovável, geração distribuída e veículos elétricos. A complexidade e a grande variabilidade das novas topologias dos CEPs tornam obrigatório o uso de Processadores de Sinais Digitais DSPs, microcontroladores e FPGAs (do inglês, Field Programmable Gate Array) para implementar o controle digital. Nas universidades e nas indústrias, essas novas estratégias de controle para CEPs são desenvolvidas e podem ser testadas através do uso de plataformas HIL (do inglês, Hardware-in-the-Loop) com um ambiente de software RCP (do inglês, Rapid Control Prototyping). São necessários altos investimentos para essas soluções comerciais, que geralmente utilizam tecnologia de marca registrada. Além disso, e também um aspecto muito relevante, é a metodologia de ensino orientada a projetos utilizada nas universidades para desenvolver as competências necessárias para engenheiros, técnicos e entusiastas que desenvolvem novas soluções e estratégias de Pesquisa e Desenvolvimento P&D. Neste sentido, nesse trabalho é proposta a implementação de uma Plataforma de Prototipagem Rápida PPR para implementação de protótipos de CEPs, que consiste em um Gabinete Principal, equipado com Módulos de Prototipagem Rápida MPR que são uma melhoria funcional das soluções existentes que focam na prototipagem rápida de software e não permite alterações e desenvolvimento de hardware. Esta é uma solução acessível para que estudantes e profissionais que utilizam e operam CEPs possam construir seus projetos utilizando técnicas de design de hardware e software, bem como ferramentas de implementação utilizando o conceito DIY (do inglês, Do It Yourself ). O projeto de um conversor boost é apresentado, como também a sua implementação em ambiente de simulação e experimental via PPR.

Presidente - 1168362 - THIAGO DE OLIVEIRA ALVES ROCHA
Interno - 347065 - JOSE ALBERTO NICOLAU DE OLIVEIRA