OTIMIZAÇÃO DA PARAMETRIZAÇÃO DE RELÉS MICROPROCESSADOS EM SISTEMAS RADIAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA COM UTILIZAÇÃO DO ALGORITIMO GENÉTICO.
Proteção de sistemas, Curtos circuitos, indicadores de continuidade, Redes de Distribuição, Unidades de sobrecorrentes, Filosofia da proteção.
As concessionárias de energia buscam hodiernamente ampliar e modernizar os sistemas elétricos de potência frente as novas demandas dos consumidores e exigências estabelecidas pela ANELL. A proteção de sistemas elétricos tem o papel fundamental na manutenção deste sistema e no controle de seus indicadores. Sistemas de distribuição possuem diversas particularidades físicas e técnicas, como o tempo de operação dos dispositivos, fluxos de cargas e níveis de curtos circuitos. Diante da grande diversidade destes sistemas, a construção de um algoritmo computacional que auxilie nos procedimentos matemáticos de parâmetros do sistema, ou ainda que, gere uma prévia configuração automática dos dispositivos é necessária frente a ampla demanda ofertada aos engenheiros de proteção. O algoritmo foi modelado inicialmente no intuito de determinar as correntes de curto-circuito em cada dispositivo de proteção primária, assim como, calcular as correntes mínimas de atuação das unidades de sobrecorrente temporizada e os ajustes de temporização dos relés. Devido ao grande universo de possibilidades de ajustes oferecidos pelo código, foram utilizadas técnicas da biologia evolutiva, no intuito de escolher nesta população de possibilidades o indivíduo que torne a parametrização deste sistema otimizada. Se na primeira geração o indivíduo escolhido não condizer com a função ótima, esta população será evoluída a partir dos procedimentos de seleção natural, cruzamento e mutação dos indivíduos, presentes nas técnicas de evolução utilizada no algoritmo. Espera-se que a codificação genética quando aplicadas nos dispositivos microprocessados com característica de intervalo de tempo adequado segundo as normas, o algoritmo se mostre eficiente e estável. Já, para os circuitos alimentadores onde a temporização dos equipamentos esteja inadequada para um estudo fidedigno de coordenação e seletividade, será sugerida uma mudança dos parâmetros de temporização inicial. Caso o tempo de operação absoluto do alimentador seja minimizado o procedimento realizado pelo algoritmo será considerado válido e a configuração apresentada ao final será a melhor entre todas da população.