PRECEPTORIA EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE: VIABILIZANDO MEIOS PARA UMA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM HOSPITAL PÚBLICO EM NATAL
Preceptoria; capacitação; profissional de saúde; educação à distância.
A preceptoria em saúde é uma prática pedagógica, que ocorre no ambiente de trabalho, conduzida por profissionais da assistência, com cargo de professor ou não, onde a grande maioria desses atua de forma intuitiva, reproduzindo sua própria formação, confundindo transmissão de informação com ensino. Estes preceptores muitas vezes não dominam os saberes pedagógicos, necessários à organização de ações formativas, tais como os diversos processos de ensino-aprendizagem e as diferentes modalidades de avaliação. A preceptoria é primordial no processo de formação dos discentes da área da saúde, sendo por ocasião dos estágios supervisionados que o processo de ensino-aprendizagem fundamenta-se na experiência prática com a participação em situações reais de vida e de trabalho profissional. Este estudo teve como objetivo construir e realizar um curso de capacitação pedagógica à distância para profissionais de saúde que exercem funções de preceptoria em instituições públicas de saúde. Foi realizado um estudo do tipo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, com o desenvolvimento de produto. Através de instrumento de pesquisa, foram avaliados 162 profissionais de saúde que desenvolviam a preceptoria, o que tornou possível traçar o perfil do preceptor e identificar as necessidades pedagógicas relacionadas ao processo educacional, o que fundamentou a construção do conteúdo programático do curso. Dos preceptores pesquisados, identificamos que 69% pertenciam ao sexo feminino, a faixa etária predominante foi entre 51 e 59 anos (29%), e a maioria eram enfermeiros (38%), seguida da categoria médica (29%), 80% tem pelo menos uma pós-graduação, e apenas 25% receberam algum tipo de capacitação para exercer a preceptoria. O curso foi disponibilizado na modalidade à distância através da plataforma Moodle propiciando uma capacitação pedagógica para o desenvolvimento de habilidades e competências para o exercício da preceptoria. Investir em qualificação do preceptor, partindo dos preceitos da Educação Permanente, proporcionará uma maior apropriação dos saberes para o ensino e consequente conscientização do seu papel de educador no âmbito do trabalho visando à melhora do processo de ensino-aprendizagem.