Adeus, adeus para violoncelo e piano de Walter Smetak: Uma redescoberta
Walter Smetak; Interpretação musical; Violoncelo; Adeus, adeus para violoncelo e piano; Intertextualidade.
Esta pesquisa de mestrado apresenta um estudo sobre a obra Adeus, adeus para violoncelo e piano, composta por Walter Smetak em 1948, em memória de Mahatma Gandhi. O objetivo principal deste trabalho consiste em relacionar os aspectos estéticos e estruturais da obra com o contexto sócio-histórico e cultural em que ela foi composta com o objetivo de auxiliar o performer no processo interpretativo da peça. Para tanto, foram abordados no texto a trajetória artística de Walter Smetak, as conjunturas sociopolíticas e culturais na cidade de Salvador-BA, a influência da produção artística do compositor para as artes em geral, a interligação do propósito estético com o mundo oriental e a filosofia hindu. Os passos do procedimento metodológico foram: (i) a coleta de partituras e literaturas envolvendo a produção do Grupo de Compositores da Bahia; (ii) as entrevistas com o violoncelista Marcos Roriz, que estreou a obra Adeus, adeus; e com o compositor Gereba Barreto; (iii) editoração da partitura para o formato digital com vistas a facilitar estudos e análises, bem como proporcionar a divulgação; e (iv) análise da obra e as correlações conceituais, teóricas e técnicas utilizadas pelo compositor, baseando-se em um procedimento de intertextualidade e idiossincrasias. Por meio dos resultados alcançados nesta pesquisa comprova-se que as produções artísticas estão subordinadas a propósitos criativos diversos e, portanto, faz-se necessário restabelecer a integração dos conceitos artísticos, pois a individuação das áreas do conhecimento em especialidades está interferindo na identificação dos distintos processos criativos e, consequentemente, nas escolhas interpretativas correspondentes às estruturas apresentadas em uma obra musical.