Ensino da música no instituto de formação de professores estatual de Marrere, província de Nampula
Ensino de Música, formação de Professores, Moçambique
Este trabalho visa compreender dimensões gerais que caracterizam o ensino de música na educação básica de Moçambique, bem como identificar, a partir desse panorama mais amplo, quais são os saberes docentes de música são aplicadas no ensino de música, no Instituto de Formação de Professores de Marrere, cidade de Nampula-Moçambique. Para alcançar tal objetivo foi realizada uma pesquisa que teve os seguintes objetivos específicos: compreender dimensões gerais que estão na base do ensino de música na educação básica de Moçambique; identificar e analisar quais os saberes profissionais que apoiam a atuação desses professores no espaço do Instituto; identificar as estratégias didático metodológicas aplicadas pelos professores no ensino de música no Instituto de Formação de Professores de Marrere e conhecer as narrativas dos professores de música do Instituto de Formação de Professores de Marrere. Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa, que pode ser caracterizada como do tipo “estudo de caso”. O referencial teórico do trabalho está fundamentado nos estudos sobre saberes docentes propostos por Shulman (2004), Tardif (2014), e Araújo (2016), e outros estudos da área de Educação e Educação Musical que abordam tal temática. Utilizamos como instrumentos de produção de dados o inquérito por questionário, aplicado a um (1) formador de professores e 5 formandos, todos do IFPM. observação direta, entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e estudos bibliográficos. No contexto dos dados das entrevistas o tratamento foi precedido pela análise de conteúdo com vista a evidenciar os indicadores que permitam inferir sobre uma outra realidade que não a da mensagem. Os resultados demonstram que os saberes docentes do professor de Música se constituíram ao longo de sua trajetória educativo-musical, tanto por meio de experiências pré-profissionais vividas como ex-aluno de formação médio profissional de Música, como foi notável que é soma à trajetória profissional vivida em diversos âmbitos sociais, entre eles, nos projetos musicais na ECA e IFPM, que são experiências pré-profissionais vividas pelo professor; na formação médio profissional de Música como uma fonte de experiência profissional do professor; a Licenciatura em Gestão Cultural como fontes de saberes da formação profissional. Outro aspecto está relacionado com a qualidade da formação de professores em Moçambique ainda é deficiente.