ANÁLISE DA MUDANÇA NA INFORMATIZAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE
ATIVIDADES ACADÊMICAS NA UFRN SOB A ÓTICA DA USABILIDADE
sistemas integrados, interação humano-computador,
usabilidade, historia oral.
Na década de 1970 a UFRN passou por um processo intenso de
informatização das suas atividades acadêmicas e administrativas por meio da
aquisição de softwares comerciais desenvolvidos por empresas especializadas
na época. Neste mesmo período foram criados o Núcleo de Processamento de
Dados (NPD) e o Núcleo de Computação Científica (NCC) para gerenciar o
processo de informatização da UFRN. Já na década de 1990 a UFRN
percebeu a necessidade de criar um núcleo interno que pudesse não só
gerenciar esses softwares, mas sim desenvolvê-los de acordo com as
necessidades e particularidades da própria instituição. A SINFO
(Superintendência de Informática) na UFRN foi criada a partir da fusão do NPD
e do NCC, como uma unidade a ser responsável pelo desenvolvimento dos
Sistemas Integrados (SIG). Os SIG’s desenvolvidos apresentaram uma ampla
gama de recursos e funcionalidades dos quais toda universidade federal
necessitava para a gestão de suas atividades e assim a UFRN passou a
estabelecer acordos de cooperação com outras IFE’s (Instituições de Ensino
Superior), chegando hoje a 46 acordos ativos. De modo a resgatar o processo
de informatização das atividades acadêmicas da UFRN, esta dissertação
propõe o resgate histórico do processo da informatização das atividades
acadêmicas na UFRN, bem como traçar a evolução dos sistemas acadêmicos
desenvolvidos, partindo-se do Controle Acadêmico e chegando ao SIGAA,
tomando como foco a usabilidade e a IHC. Para isto, utilizou-se a técnica da
História Oral relatada pelos gestores, desenvolvedores e usuários dos sistemas
da UFRN, a análise documental e de logs. Por meio da análise dos resultados
verificou-se: a notável dificuldade encontrada para a implantação da
informatização na UFRN; a evolução tecnológica indiscutível experimentada
nas atividades acadêmicas; o crescente aumento da IHC permitida pelo
desenvolvimento desses sistemas e com isso também a melhoria da
usabilidade dos SIG’s ao longo dos anos. Por fim, conclui-se que por meio da
interação usuário/sistema, o SIGAA apresenta facilidade de aprendizado ao
uso, eficiência de uso, facilidade de memorização e satisfação subjetiva e por
isso apresenta usabilidade. Sendo assim, o SIGAA promove IHC não só para a
comunidade acadêmica da UFRN, mas também para a sociedade civil que se
relaciona com a universidade por meio da utilização do SIGAA, comprovado
pelo aumento no número de interações usuário/sistema ano após ano,
observado na análise de logs.