Analise de Aspectos Ergonômicos do Colete Tático – Um estudo de caso na ROCAM-RN
Colete tático, Ergonomia, Agradabilidade
A presente dissertação tem como objetivo analisar os aspectos ergonômicos e funcionais do colete tático e apresentar uma contribuição visando melhorar suas características técnicas conciliando agradabilidade e função tática, melhorando as condições laborais do motopatrulheiro.
A presente dissertação tem como objetivo analisar os aspectos ergonômicos e funcionais do colete tático dos motopatrulheiros da polícia militar do RN e apresentar uma contribuição visando melhorar suas características técnicas conciliando agradabilidade e função tática, melhorando as condições laborais do motopatrulheiro.
Partimos da seguinte hipótese: Considerando que os policiais customizam seus coletes táticos e observando como criam seus layouts e fazem uso dos dispositivos presentes nestas customizações, levanta-se a hipótese de que a partir das observações se possa chegar a uma compreensão da qualidade de uso destes equipamentos, tanto nos quesitos positivos, quanto negativos.
Para se comprovar a hipótese proposta pela dissertação, procedera-se a uma análise dos resultados obtidos pelas entrevistas no local de trabalho, questionários, filmagens em vídeo e fotos.
Os resultados confirmaram a hipótese. Conseguiu-se compreender a qualidade do uso do colete tático a partir da opinião dos usuários com relação a questões por eles mesmos apontadas. Pode-se, ainda, compreender que o usuário realiza intervenções baseadas na própria inventiva ou aprendida com a experiência de outro policial.