Análise de usabilidade de livro digital na EaD: aplicação da avaliação heurística proposta por Pechansky
Educação a Distância, livro digital, usabilidade
A Educação a Distância, hoje em sua quinta geração mediada pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, tem no livro digital uma potencial ferramenta interativa de aprendizagem colaborativa. Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar os ebooks produzidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN através da Secretaria de Educação a Distância – SEDIS. O presente trabalho dividiu-se em dois momentos: uma pesquisa exploratória para sondar a leitura e o manuseio do material didático digital pelos alunos-usuários, disponível na plataforma Moodle da SEDIS; e a análise de usabilidade de uma amostra (recorte de um livro digital) através da avaliação heurística com a participação de especialistas. A pesquisa tem o intuito de identificar possíveis problemas, sugerir soluções e apresentar um relatório final com diagnóstico e sugestões para um projeto interativo, otimizando o livro digital a partir de diretrizes de usabilidade que auxiliem a aprendizagem.