Reitoria/UFRN
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) repudia os atos realizados no domingo, 8 de janeiro, em Brasília-DF, visto que representam um violento ataque aos três poderes da República Federativa do Brasil.
Nesse sentido, a UFRN apoia a nota da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes):
"Os atos terroristas que desafiam, ocupam e depredam as sedes dos três poderes de nossa República são intoleráveis, inaceitáveis e inescusáveis. Os danos contra o patrimônio, contra a soberania popular e contra o Estado de Direito devem ser apurados com todo rigor, não poupando nenhum terrorista, financiador e articulador desses atos criminosos, bem como aqueles que tenham viabilizado, ainda que por omissão, esse atentado às instituições brasileiras. Brasília, 8 de janeiro de 2023".
A Instituição assina, também, a manifestação pública da Rede Nordeste de Universidades Federais (RENE-NE) e a nota de repúdio do Fórum de Reitores das Instituições de Ensino Superior do RN. A publicação completa pode ser acessada no Portal da UFRN. O PPAPMA UFRN compartilha, ainda, as notas do CAU BR e ICOMOS Brasil em documento anexo.