Banca de DEFESA: MARCO ANTÔNIO CAMPOS DE LIRA

DISCENTE : MARCO ANTÔNIO CAMPOS DE LIRA
DATA : 30/08/2024
LOCAL: Sala dos Seminários da Matemática

Do triângulo retângulo  ao ciclo trigonomético: Conceitos e aplicações.

Trigonometria, Geometria, História da Matemática, Ensino de Matemática.

O presente trabalho oferece uma análise detalhada sobre a evolução da trigonometria ao longo da história, destacando como os antigos físicos e matemáticos desenvolveram e empregaram os princípios que hoje conhecemos como trigonometria. Inicialmente, essa teoria foi fundamental para a determinação de distâncias planetárias e, com o tempo, passou a ser aplicada no estudo dos movimentos periódicos e na modelagem de fenômenos naturais.

O estudo também propõe uma abordagem alternativa a para o ensino da trigonometria no Ensino Médio. A proposta inclui uma transição gradual e lógica do estudo da trigonometria no triângulo retângulo para a trigonometria na circunferência trigonométrica. Esse método visa proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada e coesa da matéria, ligando conceitos históricos com aplicações práticas modernas.

Através desta abordagem, busca-se não apenas facilitar a compreensão dos conceitos trigonométricos, mas também despertar o interesse dos alunos pela história e evolução dessa importante área da matemática.

Presidente - 3374650 - CARLOS ALEXANDRE GOMES DA SILVA
Interno - 1137010 - ESTEBAN PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - ELTHON JOHN RODRIGUES DE MEDEIROS - IFRN
Notícia cadastrada em: 12/08/2024 20:06