Banca de DEFESA: FRANCISCO DE ASSIS DE OLIVEIRA

DISCENTE : FRANCISCO DE ASSIS DE OLIVEIRA
DATA : 12/08/2024
LOCAL: UFRN

UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA MELHORAR AAPRENDIZAGEM E OS RESULTADOS DO SIMAIS EM MATEMÁTICA

Intervenção Pedagógica. Ensino de Matemática. Avaliação Externa. SIMAIS/RN

O presente trabalho é uma dissertação de mestrado apresentada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, focada em melhorar a aprendizagem e os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Rio Grande do Norte SIMAIS/RN em Matemática, na Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório, localizada no município de Guamaré RN. A pesquisa propõe uma intervenção pedagógica baseada em um planejamento integrador de aprendizagem para melhorar o desempenho dos alunos nas avaliações externas e resgatar o interesse pela Matemática. A Educação Matemática enfrenta desafios significativos no contexto atual, onde a motivação e o interesse dos alunos são frequentemente afetados por métodos de ensino tradicionais e desatualizados. O trabalho em questão aborda essa realidade com uma proposta pedagógica destinada a revitalizar o ensino de Matemática na Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório, com foco especial nos resultados do SIMAIS/RN. A pesquisa identifica a necessidade de uma intervenção pedagógica que vá além do currículo padrão, incorporando metodologias ativas de aprendizagem para engajar os alunos de maneira mais eficaz. O estudo adota uma abordagem mista, combinando análise quantitativa e qualitativa para avaliar o impacto das estratégias implementadas. Os resultados discutidos revelam um aumento significativo no desempenho dos alunos nas avaliações do SIMAIS/RN após se concretizar a intervenção pedagógica. Além disso, observou-se um aumento no interesse dos alunos pela Matemática, indicado por uma maior participação nas atividades propostas e um feedback positivo. A intervenção sugerida demonstrou ser uma estratégia adequada para melhorar não apenas os resultados acadêmicos, mas também para resgatar o interesse dos alunos pela disciplina.

Presidente - 2350596 - GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES
Interno - 2476017 - JAQUES SILVEIRA LOPES