Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da Educação Estatística
Estatística na Educação Básica, Educação Estatística, Medidas de dispersão, IBGE.
A estatística está presente em várias notícias transmitidas pelos mais diversos meios de comunicação. Seja por TV, rádio, jornais, revistas, ou redes sociais, a informação ganha força com o apoio dessa área e pode influenciar, manipular ou embasar as decisões que uma sociedade precisa tomar em qualquer situação. No Brasil, o ensino de Estatística na Educação Básica foi reforçado quando inseriu-se, formalmente, já na década de 90, em documentos oficiais que traziam novas diretrizes, que foi o que ocorreu com a publicação dos PCN’s. Com essa inserção, surgem as dificuldades no ensino dessa disciplina e, por conseguinte, as necessidades de se estudar e refletir acerca dos processos de ensino e aprendizagem em Estatística culminando no campo de atuação pedagógica intitulado Educação Estatística. Este trabalho visa discutir a Estatística e a Educação Estatística na Educação Básica fazendo uma conexão desse conteúdo com três aspectos pesquisados nesse campo de atuação - a Literacia, o Pensamento e o Raciocínio Estatístico. Nesse sentido, como resultado dessa pequisa, foi desenvolvido um produto educacional composto por: um manual de orientação e uma sequência de atividades. O manual é destinado para professores da Educação Básica, com o intuito de explorar o ambiente virtual da plataforma do IBGE no que se refere a coleta de dados e o estudo da Estatística considerando os três aspectos já mencionados. A sequência de atividades foi elaborada para aplicação com estudantes da Educação Básica, em ações de pesquisa e de coleta de dados, que potencializem a compreensão das medidas de tendência central e de dispersão para resumir dados a partir dos dados coletados, além de ações de interpretação de medidas resumo, por meio da plataforma do IBGE.