Matemática Recreativa de Kaprekar Na Educação Básica
Matemática Recreativa, História da Matemática, Kaprekar, Aritmética.
O presente texto tem como tema central a Matemática Recreativa. Logo, procuramos expor o que alguns matemáticos falam sobre sua definição, destacar a sua importância para o âmbito escolar e como ela apareceu ao longo da história. Também abordaremos grandes nomes da Matemática Recreativa, como Martin Gardner, o principal nome da Matemática Recreativa no mundo. E aqui no Brasil, falaremos de Malba Tahan e sua contribuição para a Matemática Recreativa. Em uma das publicações feita por Martin Gadner, ele aponta um matemático indiano chamado Kaprekar. É justamente este matemático indiano que iremos destacar no nosso trabalho. Contaremos um pouco sobre sua história, passando pela infância, adolescência, até a sua fase adulta. Destacaremos o contexto histórico e geográfico em que ele vivia na época e abordaremos suas duas pesquisas mais conhecidas: A Constante de Kaprekar e os Números de Kaprekar. O nosso principal enfoque matemático será os Números de Kaprekar, adotamos a forma como o Iannucci (2000) demonstra a dinâmica do número em seu artigo. Mas para poder fazer toda a abordagem matemática contida nos Números de Kaprekar, juntamente com o artigo do Iannucci (2000), dedicaremos um espaço da dissertação para poder explanar a matemática contida no trabalho, que brasicamente é Aritmética. Na nossa pesquisa ultilizaremos as ideias de Chaquiam e Mendes (2016) para explorar a História de Kaprekar e como resultado propomos um produto educacional que aborda a Matemática Recreativa associada a História da Matemática. Esse produto educacional é um livreto de atividades para ser ultilizado em sala de aula por professores do Ensino Fundamental II.