Motivações Matemáticas por meio de resolução de problemas de Probabilidade Geométrica.
Probabilidade. Geometria. Problemas. Aprendizagem.
Alicerçado em uma abordagem diferenciada, expondo cenários históricos, com ênfase nos conceitos essenciais de Probabilidade e de Geometria admissíveis no Ensino Médio, além de esclarecimentos teóricos aprofundados e resoluções de problemas motivadores de probabilidade geométrica, o presente trabalho tem por objetivo fazer uma conexão entre o binômio probabilidade e geometria no sentido de abordar determinados teoremas da geometria euclidiana plana, analítica e espacial, resolvendo problemas que não são poucos de probabilidade, utilizando somente a sua definição clássica. A abordagem é uma via de mão dupla, pois possibilita a interação entre os temas supracitados, facilitando e estimulando de modo concreto e prático a compreensão e aprendizagem dos temas estudados. Em função do débil ensinamento dessa temática, propõe-se potencializar sua aprendizagem com recursos resolutivos realmente funcionais e motivadores, uma vez que, devido a necessidade de possuir amplo conhecimento em vários âmbitos educacionais, a Probabilidade se torna um tópico imprescindível nas diversas áreas da engenharia, na medicina, administração, e, inclusive, no dia-a-dia