Banca de DEFESA: MARIA ELISSANDRA COELHO SILVESTRE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA ELISSANDRA COELHO SILVESTRE
DATA : 24/07/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Avaliação do atendimento oferecido por ambulatório de ensino em Manaus - AM e a abordagem dos direitos do paciente


PALAVRAS-CHAVES:

Sistema Único de Saúde; Direito à Saúde; Direito do Paciente


PÁGINAS: 57
RESUMO:

A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde estabelece diretrizes fundamentais para garantir um atendimento humanizado, respeitoso e transparente, assegurando acesso às informações e cuidados adequados. Com o objetivo de analisar o atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nos ambulatórios de Pneumologia e Hepatologia do Ambulatório Araújo Lima, com base nos direitos do paciente estabelecidos pela Carta do Direitos dos Usuários da Saúde. Realizou-se uma pesquisa transversal, descritiva, com abordagem quantitativa, dividida em duas etapas: a validação do instrumento de coleta por meio de Conferência de Consenso e a aplicação do questionário validado. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Inicialmente, elaborou-se um Modelo Lógico para estruturar as dimensões avaliadas, alinhadas aos princípios da Carta, resultando na construção de uma matriz de critérios, base para o questionário composto por três dimensões e suas subdimensões. A validação ocorreu em três etapas: avaliação individual assíncrona e duas reuniões síncronas via Google Meet, com a participação de “experts” em saúde coletiva, bioética, direitos do paciente e cuidados paliativos. Após a aplicação do instrumento com 178 usuários, os itens com mais de 40% de não resposta foram excluídos, totalizando 29 critérios validados. O questionário está dividido em duas seções: a primeira aborda as condições demográficas e socioeconômicas dos participantes; a segunda, as condições do atendimento prestado, com base na Carta. Os resultados da primeira seção revelam média de idade de 56 anos, predominância feminina (70%), baixa escolaridade (34,8%) e baixa renda (45,8% com menos de um salário mínimo), sendo 83,1% negros ou indígenas, principalmente pardos (75%). Na segunda seção, os resultados apontam que 96% dos usuários são chamados pelo nome, 92,1% conhecem o médico responsável pelo atendimento e 96,6% se sentem respeitados. A preservação da intimidade foi reconhecida por 88,2% dos participantes. De forma significativa, observou-se uma alta taxa de ausência de discriminação de mais de 90%, evidenciando um atendimento pautado no respeito e na equidade. Porém, apenas 20,8% identificam os demais profissionais e 63,5% relatam espera superior a 30 minutos. Quanto aos direitos, 62,9% não foram informados sobre confidencialidade com familiares e 36% desconhecem o direito ao acompanhante. Por outro lado, 89,9% receberam orientações sobre cuidados e 78,7% sobre a finalidade dos exames, embora apenas 41% tenham sido informados sobre riscos. A maioria entende as receitas (64%) e se sente à vontade para tirar dúvidas (85,4%), mas 70,8% desconhecem o direito de acessar o prontuário e 44,4% ignoram a possibilidade de solicitar laudos escritos. Conclui-se que, apesar de avanços no respeito e na comunicação interpessoal, ainda existem lacunas relevantes quanto à garantia dos direitos dos usuários, especialmente no que tange à informação, à identificação dos profissionais e à autonomia dos pacientes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1214923 - LUIZ ROBERTO AUGUSTO NORO
Interna - 2568454 - ELISANGELA FRANCO DE OLIVEIRA CAVALCANTE
Externa à Instituição - ALINE ALBUQUERQUE SANT'ANNA DE OLIVEIRA - UnB
Notícia cadastrada em: 15/07/2025 08:43
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