Avaliacao da Busca Fonada Pos Alta Hospitalar como estrategia de vigilancia das Infeccoes de Sitio Cirurgico em um Hospital Universitario
Infecção de Sítio Cirúrgico. Tecnologia em Saúde. Programa de Controle de Infecção Hospitalar. Telefonia móvel. Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.
Os Programas de Controle de Infecções Hospitalares vêm se tornando, importantes ferramentas para a Comissão de Controle de Infecção Relacionadas à Assistência à Saúde. As Infecções de Sítio Cirúrgico-ISC representam uma das principais complicações relacionadas ao procedimento cirúrgico nas unidades hospitalares, o que gera aumento no período de hospitalização e encargos socioeconômicos. Objetivo: Analisar a estratégia de busca fonada pós alta de pacientes com Infecção de Sítio Cirúrgico (ISC) em um hospital universitário. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e analítico e retrospectivo, com abordagem quantitativa a partir da análise de fichas de notificações de infecções relacionadas à assistência à saúde, de pacientes submetidos a cirurgia limpa de um hospital universitário. A população de estudo serão os pacientes com notificações de infecção relacionada à assistência à saúde, com faixa etária de 18 a 90 anos, de ambos os sexos, que foram internados no Hospital Universitário Getúlio Vargas-AM para realização de cirurgias limpas, no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2023. Foram consideradas todas as variáveis sociodemográficas dos indivíduos disponíveis nas fichas de notificações e relacionadas ao procedimento cirúrgico. A coleta de dados ocorreu no período de julho a setembro de 2024, no banco de dados da Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde-CCIRAS. Os dados foram inseridos em planilha de Excel e convertido para o formato do software para análise estatística. Para a análise dos dados foram utilizadas técnicas estatísticas descritivas e inferenciais e, para análise de associação será utilizado o teste Qui2 para as variáveis categóricas, e o teste ANOVA para as variáveis categóricas e quantitativas. Os resultados analisados até o momento demonstraram que a busca fonada tem se mostrado uma estratégia importante na vigilância das ISC.