EDUCACAO NO TRABALHO EM SAUDE: UM OLHAR SOBRE A PARTICIPACAO DOS TRABALHADORES DA SAUDE NAS OFERTAS FORMATIVAS DA ESCOLA DE SAUDE PUBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE
e.
Educação continuada; Educação em Saúde; Profissional da Saúde; Sistema Único de Saúde.
As atividades formativas em saúde consistem em estratégias de educação direcionadas aos trabalhadores da saúde, a fim de suscitar reflexões e ações transformadoras nos ambientes de trabalho, por meio de Políticas, Programas, Projetos e Ações desenvolvidos nos serviços de saúde em resposta às necessidades das populações e às características epidemiológicas de cada território. A pesquisa em tela objetivou analisar a participação dos profissionais da saúde nas atividades formativas desenvolvidas pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (ESPRN). Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, corte seccional, de abordagem qualitativa e quantitativa caracterizado como pesquisa avaliativa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários e entrevistas, no período de janeiro a março de 2024. Os dados quantitativos foram analisados de forma descritiva (frequências absolutas e relativas) com o auxílio do software Google Planilhas, enquanto as entrevistas foram analisadas segundo a metodologia da Análise de Conteúdo. Observou-se que, em sua maioria, os trabalhadores que participam das atividades educativas são do sexo feminino, com faixa etária de 30 a 39 anos, tempo de serviço de 1 a 5 anos, com vínculo estatutário, especialistas, jornada de trabalho de 30 horas. Esses são motivados pela necessidade de atualização dos conhecimentos e das práticas; continuidade dos estudos; troca de experiências; melhoria salarial e Plano de Cargos, Carreiras e Salários; cumprimento de requisitos regulatórios; melhoria na prestação de serviços e satisfação. Todavia, há uma alta taxa de evasão nas atividades formativas decorrente de carga horária de trabalho excessiva; falta de tempo; dificuldade de conciliar trabalho e estudo; desorganização no processo de trabalho e não liberação do trabalhador pelas chefias; dificuldades logísticas e no uso das tecnologias da informação e comunicação. Este estudo intenciona contribuir para o desenvolvimento do Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde (PEEPS), instrumento básico que orienta a definição da Programação Anual das ações de Educação Permanente nos serviços de saúde e assim, colaborar com o aumento da participação e diminuição da evasão nas atividades formativas.