HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE ESCOLARES: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO
Hábitos saudáveis. Estudos de validação. Promoção da saúde. Saúde da criança. Tecnologia educacional.
A educação em saúde provoca mudanças na fase inicial da vida, mas também em todo o curso da vida até a fase adulta. Com a execução das estratégias de educação em saúde é possível contribuir para o discernimento sobre formas de desenvolver hábitos de vida saudáveis. Quando o público em questão é o infantil, a adaptação dos componentes educativos e o uso de estratégias como as histórias em quadrinhos, ampliam as possibilidades de efetivar o repasse de conhecimentos para crianças. Portanto, o objetivo deste estudo foi construir e validar uma coletânea de histórias em quadrinhos sobre hábitos alimentares e físicos saudáveis direcionadas para crianças escolares. Trata-se de um estudo metodológico organizado em três etapas, a primeira dedicada ao processo de construção de doze histórias em quadrinhos com diálogos sequenciados compondo a coletânea “Minha vida saudável”, destinada para o público infantil; a segunda composta pelo processo de validação das histórias por juízes; e a terceira pela validação de um protocolo de intervenção educacional mediado por histórias em quadrinhos para escolares. Para esta etapa de exame de qualificação, os resultados serão apresentados e discutidos em dois artigos, sendo uma revisão de escopo e um estudo de validação. Na revisão de escopo, os resultados apresentam as principais características dos estudos como ano de publicação, país de origem, público-alvo e tipo de estudo. As experiências que foram consideradas exitosas, eram condicionadas à estrutura organizacional do uso das histórias em quadrinhos e como estas foram ofertadas aos escolares. No estudo de validação, esta foi obtida por meio do Índice de Validade de Conteúdo, utilizando o ponto de corte ≥ 0,70 definido como concordância aceitável, obteve-se que todos os itens estavam acima ou igual do parâmetro definido. Portanto, as HQS foram validadas sob os critérios avaliados, não sendo necessário uma reavaliação por parte dos juízes. A HQ é um recurso educacional validado que não é limitado para o uso nas escolas. A depender da temática, estes podem ser incluídos em espaços de atenção à saúde, nos domicílios e em momentos de lazer da criança