A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E A INSERÇÃO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Formação Profissional em Saúde. Sistema Único de Saúde. Avaliação Educacional. Currículo.
Com a criação do Sistema único de saúde (SUS), a Formação Profissional em Saúde passa a
ser compreendida com parte organizacional do Sistema. Com as Diretrizes Curriculares
Nacionais da Saúde (DCN), tem inicio as mudanças na produção de conhecimento e Projetos
Pedagógicos (PP) passam por processos de restruturação. Um desafio presente nos cursos de
graduação na área da saúde refere-se aos elementos essenciais à formação do aluno visando à
sua inserção no SUS. O objetivo do estudo foi analisar a formação profissional e sua inserção
no SUS; construir e validar instrumento avaliativo; avaliar a importância de conteúdos
curriculares essenciais voltados à formação para o SUS na perspectiva discente. Trata-se de um
estudo de avaliabilidade, desenvolvido no período de 2018 no Centro de Ciências da Saúde
(CCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal/ RN, no qual
quarenta critérios foram validados pelo Consenso de Delfos, considerando as dimensões
“Epidemiologia”, “Ciências Sociais e Humanas” e “Política, Planejamento e Gestão”. Foi
abordada pesquisa quantitativa, transversal, exploratória com estudo de caso. Desenvolvida no
CCS da UFRN, em Natal/ RN, no período de fevereiro a março de 2019. A análise ocorreu
através do programa SPSS 20.0. O cenário político brasileiro, atravessado por políticas de
austeridade que desafiam a consolidação do SUS deve servir como estímulo à formação de
profissionais alinhados aos interesses coletivos, que fortaleçam a integração ensino-serviço-
comunidade. A feminização da saúde aparece como destaque, onde às disciplinas ofertadas
foram colocadas como contribuintes de forma parcial a formação, com a maioria discente com
pretensão de trabalhar no Sistema, ressaltando o papel das IES na estruturação deste. Nos
conteúdos formativos foi ressaltada a importância para inserção no SUS, com ênfase nas
Dimensões, Subdimenssões e na maioria dos Critérios, apresentando ressalva a aplicação dos
conteúdos de saúde coletiva. Como contribuição o estudo traz o uso de mecanismos avaliativos
e de auto avaliação aplicada pelas IES, como forma de reestruturação dos seus PP e Currículos,
reforçando o papel da interação com o serviço e a efetividade das experiências de reorientação
profissional, reafirmando as posturas voltadas aos princípios e diretrizes do SUS.