RE(EXISTÊNCIA) E REVOLU(AÇÃO): Reflexões de uma professorapesquisadora na educação (física) infantil
Ensino e aprendizabem; estratégias político-pedagógicas; educação infantil
A pandemia de Covid-19 que afetou o Planeta Terra e principalmente, o Brasil, fez emergir problemáticas no ambiente educativo, na pesquisa e em diversos outros lócus da sociedade. A Escola e professores(as) ressignificaram as formas de ensino e aprendizagem, contrapondo, inicialmente as ações do Governo Federal de que não sustentavam tal gravidade do vírus. Ser professora-pesquisadora na educação (física) infantil em meio ao caos toma forma nessa pesquisa. Como objetivo geral, o estudo visa descrever o processo autobiográfico de uma professora-pesquisadora no início da docência na e com a educação (física) infantil em uma escola da rede municipal de Fortaleza. O caminho da escrita de abordagem qualitativa a partir de narrativas autobiográficas modelam para reflexões críticas sobre o percurso auto formativo em concomitância com estratégias político-pedagógicas e produções que fomentam e iniciam discussões sobre o fazer pedagógico com crianças e com estudantes de licenciatura em educação física.