A INFLUÊNCIA DA COORDENAÇÃO MOTORA NA APTIDÃO FÍSICA DURANTE A PUBERDADE DE ADOLESCENTES SAUDÁVEIS.
Jovens, atividade física, saúde da criança e do adolescente.
Objetivo: Verificar a influência do nível de coordenação motora na aptidão física de adolescentes púberes. Métodos: Trata-se de um estudo observacional analítico de corte transversal, com uma abordagem quantitativa. Foram incluídos nesta análise 87 meninos púberes idade 14,17 (±1,10) anos; massa corporal 55,79 (±9,64) kg; estatura 1,64 (±0,09) m; IMC 20,58 (± 2,74) Kg/m. Inicialmente os adolescentes foram avaliados quanto à maturação somática de acordo com Mirwald et al., (2002) para a determinação dos anos para o pico de velocidade de crescimento (aPVC). Em seguida realizaram os seguintes testes: teste de coordenação corporal (Körperkoordinationtest für Kinder - KTK) e os testes de agilidade planejada e reativa para avaliar a influência da coordenação motora na aptidão física. A análise de correlação de Pearson foi utilizada para determinar as relações entre a variável independente (escores KTK) e as variáveis dependentes (tempo de agilidade planejada e reativa, tempo de percepção, tempo de resposta do movimento e o tempo total do teste de agilidade reativa). Ainda, foi utilizado um modelo de regressão linear múltipla para verificar qual componente do tempo de agilidade (tempo percepção e tempo de resposta do movimento) consegue explicar melhor os resultados do teste. Adotou-se valor de p<0,05 para significância estatística. Resultados: As variáveis tempo de percepção e aPVC não apresentaram correlação, enquanto o tempo de agilidade planejada (r=-0,45, p<0,01) e o tempo total do teste de agilidade reativa (r=-042, p<0,01) apresentaram uma correlação moderada com a coordenação motora. As variáveis tempo de agilidade (-0,50 p<0,01), tempo de resposta do movimento (-0,61, p<0,01) tiveram uma correlação alta com a coordenação motora. Em relação a análise de regressão linear múltipla realizada entre os componentes do tempo de agilidade foi observado que o tempo de resposta do movimento foi identificado como a principal variável preditora no tempo de agilidade reativa no modelo que envolve do tempo de agilidade reativa (R2 = 0,74, p<0,01). Conclusão: A coordenação motora se associa com os valores de agilidade e seus componentes demostrando a importância para melhorar a eficiência do movimento em jovens púberes.