AS EXPRESSÕES DE APRENDIZAGEM: a mídia-educação no programa segundo tempo paradesporto
Pessoa com Deficiência Intelectual, Aprendizagem, Mídia-Educação
O percurso acadêmico do pesquisador pela Educação/Educação Física, em sua formação inicial, percebeu-se que a questão da deficiência era pouco tensionada no sentido de uma perspectiva para a formação e para o esclarecimento e, ao mesmo tempo, ficava claro como eram poucos os estudos/pesquisas que envolvessem esta temática, o que gerou um processo de sensibilização e interesse pela questão da inclusão e diferença, que foi sendo alimentado mediante as experiências vividas. Está pesquisa tem por objetivo analisar como a pessoa com deficiência intelectual expressa sua aprendizagem, no contexto das práticas esportivas, a partir da mídia-educação. A problemática da investigação foi: como a pessoa com deficiência intelectual expressa suas aprendizagens sobre a prática esportiva (natação e atletismo), utilizando a linguagem midiática? Como o processo pedagógico das ações/atividades do núcleo podem contribuir para a formulação de sentido e significado da prática esportiva através da mídia-educação? Do ponto de vista metodológico o estudo se baseou em características das técnicas da etnopesquisa crítica, utilizando a observação participante, o diário de campo e as entrevistas semiestruturadas como recurso para o levantamento das informações, o campo empírico foram crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência intelectual que participam do núcleo do Programa Segundo Tempo Paradesporto (PSTp), pertencente ao convênio celebrado entre Ministério do Esporte e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. O estudo foi de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e caráter descritivo. Dito isto, a ideia foi trabalhar com uma turma do núcleo PSTp que é composta por 20 a 25 beneficiados (de ambos os gêneros - criança, adolescente, jovem e adulto), assim sendo teve uma amostra de cerca de 1/3 do total de beneficiados atendidos pelo núcleo. A pesquisa aconteceu em um único momento específico, subdividido em três etapas. Na primeira etapa uma reunião foi realizada com os pais ou responsáveis dos potenciais participantes, que compõem a turma participante da pesquisa. Na segunda etapa, o pesquisador realizou encontros com os atores e atrizes investigados, experiências/vivências que tematize e problematize a educação física e o esporte sobre a mídia a partir do conceito de mídia-educação (BELLONI, 2001). Ainda na segunda etapa como feedback da produção midiática feita pelos participantes, ou seja, o resultado do olhar dos sujeitos frente às experiências proporcionadas pela prática esportiva sobre a mídia a partir da crítica e criatividade dos mesmos na produção de narrativas midiáticas de suas vivências. Já na terceira etapa, conversas mais individualizadas (entrevista semiestruturada) foram realizadas com os atores da pesquisa com seus responsáveis.