PROJETO VIVER MAIS: RESGATE HISTÓRICO E SEUS DESDOBRAMENTOS NO DESEMPENHO FISICO E IMPLICAÇÕES NA SAÚDE
HIV/AIDS; Extensão Universitária; Exercício Físico.
A Extensão Universitária articula de forma indissociável Ensino e Pesquisa, tendo em seus princípios a formação do estudante e a transformação social. As práticas de exercício físico realizadas no projeto se alternaram entre treinamento de força e treinamento combinado, visando, entre outros fatores, a melhora da aptidão aeróbia e da força muscular e estas se mostram diretamente relacionadas ao desempenho das atividades da vida diária Nessa perspectiva, o projeto de extensão “VIVER MAIS”, criado desde 2007, objetiva promover prática de exercícios físicos e aconselhamento dietético para a melhoria da qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV/Aids e aumento da adesão ao tratamento medicamentoso tradicional. Dessa forma, o presente estudo objetiva realizar o resgate histórico dos 12 anos do Projeto VIVER MAIS nos âmbitos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Trata-se de uma pesquisa histórica, realizada a partir de entrevistas com os professores que participaram do projeto, além das análises dos trabalhos acadêmicos e artigos publicados. Verificou-se a realização de 30 trabalhos acadêmicos, distribuídos nos âmbitos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, além da publicação de nove artigos. Os estudos foram na sua maioria realizados de maneira transversal ou tendo como intervenção a prática de exercícios físicos e aconselhamento dietético, analisando diferentes variáveis associadas. O projeto enfrentou uma série de desafios ao longo dos anos, como a falta de recursos e dificuldades na captação de voluntários, além da falta de estrutura. A verificação do que foi realizado até o momento nos possibilita identificar a repercussão dos programas de treinamento tanto em uma perspectiva subjetiva quanto do ponto de vista do desempenho em realizar suas atividades diárias. Após a formação de diversos professores, mestres e doutores, o projeto conta hoje com maior força acadêmica e possibilidade de ampliar sua atuação para um público maior.