Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS CRISTIANO ESPEDITO GUZZO JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS CRISTIANO ESPEDITO GUZZO JUNIOR
DATA : 30/10/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 06 - DEF
TÍTULO:

O CORPO EM MANIFESTAÇÕES POPULARES PARAENSES: REFLEXÕES SIMBÓLICAS E CULTURAIS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Corpo, Cultura, Símbolo e Educação Física


PÁGINAS: 98
RESUMO:

Esse trabalho lança o olhar para as danças paraenses no intuito de revelar sentidos e significados simbólicos e culturais para a Educação Física, sob a perspectiva  do corpo fenomenológico de Merleau-Ponty e suas reflexões construindo horizontes, diálogos e discussões acerca das mediações entre corpo, estética e cultura popular e como se manifestam esses danças como fenômeno incorporado no corpo paraense onde o mesmo se constitui como vetor para o entendimento dessa cultura, pautando a percepção do meu olhar, do olhar do outro como fonte subjetiva de conhecimento próximo da realidade vivida no intuito de possibilitar uma aproximação com os sentidos e significados que emanam do fenômeno permitindo ao leitor outras experiências de sensibilidades que apontam para uma relação de valores adquiridos conforme a experiência de cada indivíduo, valores esses que podem estar relacionados à cultura em geral, envolvendo desde costumes, religião e tradição e estabelecendo relações com a Educação Física. Destarte, para o desenvolvimento do trabalho teremos como base metodológica um estudo qualitativo que procura descobrir e classificar a relação entre as variáveis, a qual se realiza o estudo, a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador, nos apoiando nas concepções do método fenomenológico de Maurice Merleau-Ponty por entendermos que o filósofo não se acomoda a nenhum modelo cientifico, a nem um protocolo e nem nos limita a conceitos fechados. Nesse estudo tomamos como referência a apresentação do grupo Balé Folclórico da Amazônia no espetáculo “dançares amazônicos” propondo ampliar os conceitos e para conduzir esse entendimento utilizamos a partir de vários tipos de registros como apresentações, vídeos, letras das músicas, figurinos, fotos, entrevistas dando uma dinâmica que liga os diferentes signos refletindo-os os diversos saberes. No intuito de dialogarmos essas diferentes danças culturais como um campo de conhecimento interdisciplinar e dinâmico, compreendemos os contornos do agir do corpo como cultura e que exigem um olhar para objetos de investigação que os contextualizem em suas mais variadas dimensões, permitindo assim reescreve-las, naquilo em que, por vezes, pode ser contraditório quando o todo determina e é determinado pelas experiências singulares.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1672476 - ROSIE MARIE NASCIMENTO DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 349700 - LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO ASSUNCAO VIANA - UFMA
Notícia cadastrada em: 08/10/2019 15:53
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