EDUCAÇÃO FÍSICA E NARRATIVAS MIDIÁTICAS: MEDIAÇÃO E SABERES PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA?
Educação Física, narrativas midiáticas, pedagogias culturais, BNCC.
O estudo tem como objetivo analisar os conteúdos das práticas corporais presentes no programa Esporte Espetacular, exibido pela Rede Globo, e estabelecer uma correlação com suas possibilidades de usos pedagógicos apontados na Base Nacional Comum Curricular. Para isso, foi adotado o tipo de pesquisa descritiva com caráter qualitativo, no qual realizou-se a observação sistemática de 17 transmissões na íntegra do programa. As transmissões foram observadas através do portal “Globo Play” (https://globoplay.globo.com), que disponibiliza as edições na íntegra, restrito para assinantes. Para mapear as reportagens, organizamos o material por dia, considerando, nos produtos midiáticos, os seguintes indicadores: duração, prática corporal, síntese da reportagem, unidade temática e dimensões do conhecimento segundo a BNCC. Ao finalizar a pesquisa, foi possível constatar que existem potencialidades pedagógicas nos conteúdos publicizados pelo Esporte Espetacular e que tratam das práticas corporais, embora sejam predominantes as temáticas esportivas. No entanto, a proposta da BNCC, por si só, não dá conta das possibilidades de ensino e aprendizagem que emergem dos artefatos culturais.