CORPO E A IMPLICAÇÃO DOS FATORES PSICOMOTORES NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Psicomotricidade; Corpo; Fatores Psicomotores; Dificuldades de Aprendizagens; Inclusão.
Introdução: Diversos fatores foram delineados como causadores das Dificuldades de Aprendizagem de leitura e escrita (DA), entre esses os Transtornos Corporais nos mais diversos aspectos e níveis, ou seja, alguns fatores psicomotores encontram-se desviantes ou não possui seu amadurecimento a contento com sua idade cronológica. Há que se ter uma formação corpórea adequada para que se forme um adulto saudável e pleno em desenvolvimento. Neste entremeio, a Psicomotricidade tem papel fundamental, trabalhando tanto na prevenção quanto na intervenção as quais entrevejam um desenvolvimento infantil sadio e livre de transtornos. Para isso, a família deve estar junto com educadores e psicomotricistas, na certeza de que é na multidisciplinaridade que ter-se-á uma formação infantil mais adequada em analogia ao corpo com seus fatores psicomotores e as Dificuldades de Aprendizagem (DA). Nessa perspectiva, esta abordagem justifica-se por sua relevância, tanto para áreas afins como em geral as quais necessitem de embasamento e sugestões para lidar com as situações postas no cotidiano. Concernente às contribuições da Psicomotricidade na infância como uma prática de intervenção nas crianças com Dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita, de forma que as mesmas possam ser incluídas no contexto escolar, principalmente dentro da sala de aula. Objetivo Geral: Analisar as contribuições da Psicomotricidade para inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita, do Ensino Fundamental I, buscando um melhor desenvolvimento na organização dos fatores psicomotores por meio de intervenção psicomotora, permitindo uma maior relação com seu corpo e movimento. Metodologia: Será utilizada uma Pesquisa Ação de natureza aplicada, de cunho descritiva e exploratória com abordagem qualitativa, com uma amostra não-probabilística. Utilizar-se-á como instrumentos de coleta: questionários semiestruturados aplicados a professores e coordenadores da escola pública onde será desenvolvido o projeto; anamnese e ABEP - Questionário – Aspectos Socioeconômicos, com os pais; a aplicação da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca com os Alunos com Dificuldades de Aprendizagem pré e pós intervenções, Escala de Desenvolvimento Escolar de Rosa Neto; bem como análise de guia de acompanhamento individual; relatório espontâneo e reflexivo; fotos e vídeos. Serão realizadas inicialmente sessões de psicomotricidade que consistem como intervenções e práticas pedagógicas com crianças do Ensino Fundamental I, do sexo feminino e masculino que possuam DA de leitura e escrita. Será formada uma turma, aonde realizará sessão psicomotora duas vezes por semana, totalizando 24 sessões, durante um trimestre; com a intenção da verificação dos resultados das sessões de psicomotricidade, com a finalidade de averiguar onde os progressos são maiores e registrando tudo para análise através de fotos e filmagens.