EFEITOS DE UM PROGRAMA DE PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL NO MEIO AQUÁTICO SOBRE O COMPORTAMENTO SOCIAL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Transtorno Autístico; Atividade Motora; Recreação; Socialização; Autonomia; Ambiente Aquático
Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é uma desordem do neurodesenvolvimento que compromete, entre outros aspectos, a socialização e a comunicação, e em muitos casos, promove déficit intelectual, sendo tal fato provocador de atraso no desenvolvimento pessoal. Deste modo, usamos a abordagem relacional da psicomotricidade, que é uma interessante ferramenta para melhorar os aspectos comportamentais, que exigem mais atenção no tratamento de crianças com transtorno do espectro autista. Objetivo: Analisar no comportamento social em sujeitos com transtorno do espectro autista quais os efeitos do jogo simbólico da psicomotricidade relacional no meio aquático. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa mista, com preponderância qualitativa, sendo apresentado como estudo de casos descritivo-avaliativo. A amostra é formada por 6 (seis) sujeitos de 5 (cinco) a 7 (sete) anos de idade, de ambos os sexos, com transtorno do espectro autista, usuários dos serviços de saúde do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil de Natal/RN. Os sujeitos fizeram um programa de 14 (quatorze) sessões de psicomotricidade relacional, sendo 2 (duas) vezes por semana, 50 (cinquenta) minutos por sessão. Foram utilizadas 2 (duas) escalas relativas a situação sintomática comportamental: ATEC (Autism Treatment Evaluation Checklist) e Escala ABC (Escala de Comportamento Atípico) que aplicamos antes e depois das 14 (quatorze) sessões de psicomotricidade relacional. Todas as intervenções foram filmadas, fotografadas, analisadas e descritas, além da utilização de prontuários de acompanhamento e clínico institucional do serviço de saúde, relatórios dos professores de Educação Física participantes das sessões e as entrevistas semiestruturadas com os pais. Resultados: Ao verificar a escala ABC dos participantes pré e pós-intervenção foi encontrado diferenças significativas em irritabilidade (t(5)=3,266; p=0,022), comportamento (t(5)=2,744; p=0,041) e fala inapropriada (t(5)=2,939; p=0,032), ou seja, apresentaram melhorias estatisticamente consideráveis nessas sub-escalas. Já na escala ATEC não houve diferença significativa em nenhum quesito das suas sub-escalas. Nas entrevistas com os pais foi mencionado alterações positivas nas relações sociais em casa, e em outros espaços de convívios com outros sujeitos. Os relatórios, imagens e vídeos retrataram boa interação entre os sujeitos, como também com os objetos e professores durante as sessões. Com relação a autonomia nas atividades da vida diária (AVD’s), uma criança apresentou melhorias, tais como calçar-se, fazer uso do banheiro. Conclusão: O estudo mostrou que a psicomotricidade relacional no meio aquático melhorou o comportamento social de crianças com TEA. A correlação entre os diferentes meios de coleta de dados possibilitou aferir benefícios na adaptação ao ambiente aquático, e ganhos nas AVD’s foram evidenciados em um participante.