"CORPO, EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO NA NATUREZA" (Terezinha Petrucia da Nóbrega, Bernard Andrieu, Luiz Arthur Nunes da Silva e Laís Saraiva Torres)

RESUMO: Este ensaio apresenta uma leitura transversal da obra de Georges Hébert e de Émile Jaques-Dalcroze, considerando as relações entre corpo, expressão e educação na natureza. Nesse movimento, a educação faz a passagem da natureza à cultura e da cultura à natureza, ecologizando-se. Assim, o naturismo presente em ambos os estudos funda e atualiza os princípios da ecologia corporal, que envolve o interior de nós, mas também o exterior, em um processo de educação intercorpóreo que envolve o próprio corpo e o corpo do mundo.

 

 

 

Palavras-chave: Corpo. Naturismo. Educação física.

Notícia cadastrada em: 06/02/2018 13:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao