Os efeitos interativos do exercício aeróbio agudo e da aptidão física sobre o desempenho das funções executivas em adolescentes: um ensaio controlado cruzado.
educação física, esportes, neuropsicologia, cognição, puberdade.
As funções executivas gerenciam processos cognitivos complexos que são essenciais para a aprendizagem e desempenho acadêmico. O exercício aeróbio tem demonstrado ser capaz de influenciar o desempenho do controle inibitório (i.e, subcomponente da função executiva), mas seu efeito durante a puberdade é controverso e incipiente. Portanto, objetivamos verificar os efeitos interativos do exercício aeróbio agudo e da aptidão física sobre o desempenho das funções executivas em adolescentes. Para tanto, um ensaio controlado com delineamento cruzado será realizado com 40 púberes, de ambos os sexos, com idade entre 13 e 14 anos. Os participantes serão divididos em dois grupos pela mediana do consumo máximo de oxigênio (VO2máx), a saber: baixa aptidão física (< mediana do VO2máx; n = 20) e alta aptidão física (≥ mediana do VO2máx; n = 20). Ambos os grupos serão submetidos a uma sessão experimental e uma controle, ambas de 30 minutos, com um intervalo de 7 dias, em uma ordem aleatória: i) sessão exercício aeróbio moderado-vigoroso, sendo 5 min de aquecimento, 20 min de futsal reduzido e 5 min de volta à calma; e ii) sessão controle, assistindo desenho animado próprio para a idade. Após as sessões experimental e controle, a modulação autonômica em repouso será medida por 15 min através da variabilidade da frequência cardíaca. Logo em seguida, será aplicado uma bateria de testes cognitivos com uma duração total de 60 min através do programa PEBL: Paradigma Go/NoGo, Classificação de Cartas de Berg, Teste de Trilhas, Torre de Londres, Memória de Trabalho de Sternberg e Tarefa de Rede de Atenção. O tempo de reação e a taxa de erros serão registrados em cada teste cognitivo. A análise de variância (ANOVA) de fatores mistos será aplicada para verificar a interação aptidão (baixa vs. alta) × condição (controle vs. exercício) × ensaio (Go vs. NoGo) × congruência (congruente vs. incongruente) sobre o tempo de reação e taxa de erros. Coeficiente de correlação e regressão linear simples serão aplicados para verificar a relação entre os desfechos cognitivos e autonômicos.