ESPORTE DE AVENTURA NA ESCOLA: possibilidades de diálogo com a mídia-Educação
Escola; Mídia-Educação; Esporte de Aventura.
A negligência dos usos das mídias e tecnologias com fins educativos, seja pela instrumentalização, seja pela pouca relevância dada aos usos das mesmas pelos jovens, fora da escola e o descuido materializado na ausência, ou pouca vivência dos esportes de aventura considerando a Educação Física Escolar – EFE, é o cenário de duplo hiato a ser problematizado. A fim de relacionar estas duas fragilidades, temos como objetivo geral, compreender como o Esporte de aventura pode se materializar no âmbito da EFE a partir da mídia-educação como tecnologia educacional. Para tanto, estabelecemos como objetivos específicos: problematizar os limites e possibilidades da tematização do esporte orientação no contexto da EFE, balizada pelos momentos pedagógicos de mídia-educação; Verificar como os estudantes se apropriam do conhecimento de uma modalidade dos Esportes de aventura, enquanto manifestação da cultura de movimento, a partir da mídia-educação; e, Verificar se a criação midiática dos alunos, podem gerar indícios para a construção de materiais didáticos-midiáticos que contribuam para a problematização do esporte orientação em outros contextos escolares e/ou educativos. Nossa hipótese é de que, os esportes de aventura, compreendidos enquanto cultura de movimento, e problematizados a partir da ótica do esporte educacional, podem efetivar-se no contexto da EFE, a partir do uso da tecnologia educacional mídia- educação. Nossa pesquisa, de cunho qualitativo, baseia-se no método da pesquisa-ação, por constatar um problema educativo a ser repensado e a partir de uma ação participativa e dialógica de pesquisa, efetivar-se novos caminhos propositivos. Utilizamos como técnica de coleta de dados os questionários, em diferentes momentos da pesquisa. A coleta se materializou em uma unidade didática de ensino, no IFRN Campus Parnamirim com a participação de 4 turmas do ensino médio (132 estudantes envolvidos). Os resultados por hora alcançados demonstram os limites e possibilidades da mídia-educação enquanto tecnologia educacional na problematização do esporte orientação enquanto modalidade de aventura. A partir dos dados obtidos na coleta já realizada, procederemos com a análise de conteúdo dos textos advindos da mesma.