DIÁLOGOS COM AS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS A RESPEITO DA CULTURA
AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICAA: UMA REVISÃO DE ESCOPO (SCOPING REVIEW)
Cultura Afro-Brasileira; Educação Física; Produção de Conhecimento; Revisão de Escopo.
À luz das discussões sobre colonialidade de poder (Quijano, 2005), dispositivos de racialidade (Carneiro, 2023) e epistemicídio (Carneiro, 2023), o presente estudo teve por objetivo identificar o que tem sido produzido sobre o diálogo da cultura afro-brasileira na área da Educação Física a partir do mapeamento das produções nas bases de dados SCIELO, LILACS, Periódicos CAPES e ERIC, nos últimos 20 anos (2003-2023). Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória com abordagem qualitativa realizada a partir de uma revisão de escopo (Scoping Review) seguindo o protocolo de extensão PRISMA-ScR. Foram incluídos na pesquisa 72 artigos que passaram pela técnica de análise de conteúdo da Bardin (2011) do tipo categorial . O presente estudo busca ampliar o diálogo sobre cultura (Bauman, 2012; Geertz, 2008; Hall, 2016) para elucidar os espaços desta na área da Educação Física e como a cultura afro-brasileira, a partir das trajetórias de luta do movimento negro, refletem os avanços e lacunas para o trato com a temática na área em questão. Observou-se a predominância de abordagem temática nos estudos sobre capoeira, futebol e dança, bem como o diálogo com eixos discursivos sobre representação e construção identitária, racismo e currículo. No que tange as principais lacunas para o trato com a temática, as pesquisas revelaram o déficit na formação inicial, ausência de cursos de capacitação e formação continuada para o diálogo com o tema e a predominância dos currículos eurocêntricos como principais fatores. Por fim, observa-se avanços significativos para o diálogo da cultura afro-brasileira a partir de 2018 com uma maior incidência de produções, entretanto, as lacunas apresentadas nos estudos revelam-se como um importante fator a serem consideradas que dificultam a possibilidade de extrair potencialidades da área para o trato com a temática.