PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Gestão democrática, Autonomia, Planejamento e Participação.
Esta dissertação é fruto das inquietações vividas durante o processo de escolarização, porém percebidas durante a guraduação em Licenciatura em Educação Física. Este trabalho tem como objetivo elencar, identificar e analisar através de uma revisão sistemática, as publicações referentes à temática do Planejamento Participativo nas aulas de Educação Física escolar. A justificativa baseia-se na relação da autora com o instrumento do Planejamento Participativo na aula de Didática e durante a participação da mesma no Programa Residência Pedagógica. A pesquisa foi realizada através de uma revisão sistemática. O estudo foi baseado em 11 periódicos da Educação Física e no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com o estudo foi possível encontrar os descritores “Planejamento Participativo”, “Planejamento Coolaborativo” em 42 dos 9796 artigos visitados. Nas dissertações, foram selecionadas inicialmente 15 dissertações. Após a implementação da segunda fase e execução dos critérios de exclusão, restaram 5 artigos e 3 dissertações que traziam em seu escopo a temática do Planejamento Participativo relacionado as aulas de Educação Física escolar. A análise dos artigos foi realizada por um instrumento elaborado pela autora, baseando-se na sua experiência anterior relativa a participação no GEPEFERS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes. Analisando os artigos e dissertações encontrados, percebe-se que ainda existem poucas publicações relacionadas a implementação do PP nas aulas de Educação Física, porém algumas delas sugerem instrumentos e possibilidades, demonstrando resultado positivo nas aulas de Educação Física escolar.