CORPO, APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE.
Educação Infantil; Corpo; Aprendizagem; Formação Docente
A Educação Infantil tem uma função pedagógica, e um trabalho que toma a realidade e os conhecimentos infantis como ponto de partida, ampliando através de atividades que tem significado concreto para a vida das crianças, simultaneamente asseguram a aquisição de novos conhecimentos. Por isso o professor deve estar preparado para propiciar às crianças uma educação baseada na condição de aprendizagem de cada uma, considerando-as singulares e com características próprias. A criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço, utilizando o movimento para atingir aquisições mais elaboradas, como as intelectuais, como também sanar as dificuldades apresentadas. Por tanto é através do movimento que podemos observar sua socialização, o que contribui com a ampliação das relações sociais, das regras de convivência e exploração do ambiente que a cerca com atitudes de curiosidade, percebendo-se como integrante da sociedade, desenvolvendo assim, a percepção de si e do outro, e por fim, trabalhando com as diferentes expressões de linguagem: corporal, musical e a escrita. (NÓBREGA, 2010; SANTIN, 2003).Sendo assim, apresentamos a aprendizagem como um processo corporal e não somente intelectual. Assim, objetiva-se nesse estudo uma proposta de intervenção junto aos professores da Educação Infantil, tendo como foco o corpo em movimento como estratégia metodológica no processo de aprendizagem das crianças. Para tanto, assumimos os princípios da pesquisa qualitativa como abordagem metodológica, pelo viés da pesquisa-ação colaborativa. A investigação foi desenvolvida com os pedagogos do Ensino Infantil da rede Municipal do Parnamirim/RN. O itinerário da pesquisa se efetivou com a formação docente através de 03 encontros virtuais, que possibilitaram reflexões do fazer pedagógico nas práticas docentes. Para a construção de dados, utilizamos de entrevistas semiestruturadas, rodas de conversas, registro no diário de campo, assim como o registros de imagens e áudios. Nesse sentido, acreditamos que o presente estudo contribuiu com a reflexão sobre o processo formativo do professor em relação à importância de se trabalhar o corpo em seus diversos aspectos com sentido e significado, procuramos desmistificar que a aprendizagem não acontece através do corpo e compreender que ele promove autonomia, estímulo ao afeto, ao cultural, a valores, como também, o desenvolvimento cognitivo e reafirmando o corpo como lugar de aprendizagem das crianças na Educação Infantil