AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO LINGUAGEM PARA A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS TEMÁTICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
História em Quadrinhos; Linguagens; Educação Física escolar; Mídia-Educação.
A presente dissertação surgiu de uma inquietação sobre o uso das histórias em quadrinhos na escola, em especial nas aulas de Educação Física, tendo em vista que esta forma de linguagem desperta um interesse maior nos alunos por envolver características lúdicas. As histórias em quadrinhos proporcionam entretenimento aos jovens e adultos, porém a intenção das HQs não é apenas entretenimento e passa tempo, elas têm a função de informar, formar e educar o cidadão. Nesse sentido, surgi com a questão de estudo: De que maneira os alunos podem compreender os conteúdos temáticos da Educação Física utilizando as Hqs? Tendo como objetivo geral, descrever e analisar o processo de aprendizagem dos temas da cultura do movimento no ensino fundamental II através das histórias em quadrinhos. Este estudo se caracteriza como sendo uma pesquisa participante, com intervenção pedagógica de campo, de natureza qualitativa. Na qual teve como cenário do estudo a Escola Estadual Lauro de Castro, localizada em Natal/RN. A pesquisaenvolve uma turma do 6º ano, sendo 21 meninas e 17 meninos, totalizando 38 alunos. Nossa intervenção se deu em duas etapas: a primeira com aulas presenciais e a segunda com aulas remotas motivado pela crise da pandemia no decorrer do ano 2020. Tendo um total de 8 semanas (16 aulas), cada aula com duração de 50 minutos.Diante desse cenário educacional atual, nós professores precisamos nos reinventar a cada instante, no intuito de propor uma educação que contemple novas formas de ensinar, contribuindo para o ensino-aprendizado dos nossos alunos, os tornando indivíduos críticos, reflexivos e criativos.A análise da aplicação dos quadrinhos em sala de aula, através da observação participante, dos trabalhos interventivos da pesquisa referente aos conteúdos temáticos da Educação Física escolar, mostrou-se um grande diferencial para o desenvolvimento de habilidades como: trabalho em equipe, na qual os alunos se mostraram motivados ao trabalho com os colegas, na organização, onde os mesmos se colocaram imensamente envolvidos na distribuição para a realização das tarefas, autoridade em desenvolver suas narrativas por meio de roteiros criativos, além de incentivar o discente a ter mais autonomia, tendo em vista a responsabilidade atribuída ao aluno com a proposta dada.