TRAJETÓRIA DO TREINAMENTO FUNCIONAL NO EQUILÍBRIO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.
Treinamento Funcional, Equilíbrio, Deficiência Intelectual
As pessoas com Deficiência Intelectual(DI) exibem limitações de mobilidade, as quais demonstram uma prevalência de até 63%, onde a mobilidade depende de varias funções do corpo, estruturas e capacidades, tais como o equilíbrio e a marcha, pessoas com (DI), possuem o equilíbrio afetado quando comparado a pessoas sem (DI), os problemas com equilíbrio começam quando jovens e permanecem por toda a vida. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito do Treinamento Funcional no controle postural de pessoas com Deficiência Intelectual. Foram avaliados 16 indivíduos com idade entre 17 e 43 anos sendo 12 homens e 4 mulheres, todos foram submetidos a 12 semanas de intervenção através da metodologia do Treinamento Funcional. Foram avaliados os componentes do controle postural: Área e Deslocamento total, pré e pós-intervenção, estas medidas foram realizadas na Plataforma de Força, triaxial. Utilizou-se a estatística descritiva com valores individualizados para o controle postural. Para as inferências quanto a possíveis modificações entre o pré-teste e pós-teste utilizamos o delta de mudança através da seguinte equação: Δ=((Pós/Pré)-1). O principal achado deste estudo aponta para as estratégias individuais de avaliação, bem como para as particularidades individuais na melhoria dos componentes do controle postural estudados. Com base nos resultados encontrados podemos concluir que para o grupo estudado a prática do Treinamento Funcional pode constituir uma estratégia eficaz para melhora e/ou manutenção do controle postural e que os procedimentos padronizados para avaliação do Equilíbrio de indivíduos com deficiência Intelectual, pode ser últil em novas pesquisas.