Relação entre aptidão cardiorrespiratória e desempenho das funções executivas e atenção sustentada de meninos e meninas de 11‒16 anos: um estudo transversal
aptidão física, neuropsicologia, cognição, puberdade.
As meninas iniciam a maturação puberal mais cedo do que os meninos da mesma faixa etária, e os hormônios sexuais contribuem nas mudanças estruturais e funcionais do cérebro de forma diferente entre os sexos, podendo afetar substancialmente a capacidade cognitiva nesse período. Embora haja evidências de que a aptidão cardiorrespiratória está positivamente relacionada com a capacidade das funções executivas na infância (i.e., crianças pré-púberes), a relação específica do sexo durante maturação puberal não está clara. Portanto, o objetivo foi verificar se a relação entre aptidão cardiorrespiratória e desempenho das funções executivas e atenção de escolares de 11‒16 anos é específica do sexo. Os participantes neste estudo transversal incluíram 57 meninas e 75 meninos, de uma escola privada da cidade de Natal‒RN, Brasil. Cada participante completou um teste de corrida progressivo para determinar o consumo de oxigênio pico (VO2pico), testes computadorizados cognitivos, questionário de sonolência diurna e outros fatores com potencial para influenciar o desempenho físico e cognitivo. Entre as meninas, 73,7% apresentaram uma aptidão cardiorrespiratória na zona de saúde e, entre os meninos, 72%. Após ajustamento para as covariáveis, um maior VO2pico foi associado com melhor desempenho sobre a flexibilidade cognitiva nas meninas, verificado pelas categorias completas (β = 0,174; IC 95% 0,035, 0,314; P = 0,015) e erros persistentes (β = -0,710; IC 95% -1,265, -0,155; P = 0,013) na tarefa de classificação de cartas de Berg. Já nos meninos, um maior VO2pico foi associado com melhor desempenho sobre o planejamento e resolução de problemas, verificado pelo tempo de planejamento na tarefa de torre de Londres (β = -105,7; IC 95% -206,9, -4,5; P = 0,041). Em conclusão, os achados deste estudo transversal sugerem que a relação entre aptidão cardiorrespiratória e funções executivas em escolares de 11-16 anos é específica do sexo. De modo mais específico, a aptidão cardiorrespiratória das meninas é relacionada à flexibilidade cognitiva, enquanto nos meninos é relacionada ao planejamento e resolução de problemas.