Maracatú Nação Leão coroado como fruto da árvore da vida: Por um caminho de conhecimento simbólico e estético na Educação Física
Estética, Símbolos, Maracatu, Educação Física
Invoco neste trabalho milhares de sensações que desenham caminhos latentes de diálogos e discussões as quais constroem horizontes sensíveis para se pensar a Educação Física como uma área ampla, disseminadora de espaços de apropriação do conhecimento cada vez mais próximo da realidade vivida, dos saberes tradicionais, dos gestos e de suas significações que comungam uma vida repleta de história, capazes de envolver-se com experiências baseadas no entrelaçamento dos sentidos suscitados pelos significantes que marcam, transcrevem o corpo e o movimento como lugar de criação, linguagem e comunicação. Por este motivo, acredito no Maracatu como uma manifestação cultural capaz de entrelaçar milhares de conceitos pertinentes a Educação Física, assim, atenho-me a relacionar os símbolos, a estética e a cultura como conceitos imbricados e imprescindíveis na luta pelo olhar sensível, a fim de ultrapassar as couraças de uma Educação Física voltada ao mecanicismo. Neste estudo, tomamos como referência a realidade do Maracatu Nação Leão Coroado. Escolha intencional por ser uma das nações mais antigas do Brasil, com 153 anos de existência, englobando em sua vida aspectos suficientes para a reflexão do corpo e suas sensações. Diante disso, indagamos: Quais os sentidos culturais, simbólicos e estéticos da Nação Maracatu Leão Coroado que podemos construir? Como esses sentidos contribuem para ampliar reflexões significativas na área de conhecimento Educação Física? Traçamos como principal objetivo refletir sobre o Maracatu Leão Coroado a partir das significações simbólicas, culturais e estéticas; além de ampliar e apresentar novos cenários para a área da Educação Física. Destarte, este estudo utilizou a Pesquisa Qualitativa, tendo como suporte a adoção da atitude fenomenológica de Merleau-Ponty, como corrente filosófica centrada nas experiências de vida compartilhada com outras experiências, levando em consideração, esta, como fonte primordial de conhecimento. Identificamos, nas reflexões fenomenológicas, um método para nossa investigação, tendo em vista que a compreensão do Maracatu Nação Leão Coroado e sua imersão no universo da cultura, dos símbolos e da estética, através dos vários contextos, pode amplificar a compreensão fenomenológica e realçar a tese do corpo sensível, aberto a diferentes compreensões e vivências, atado a um certo mundo, configurado por significações existenciais, a partir da descrição, redução e interpretação dos fenômenos, pondo em ação o espírito contemplativo. Diante do exposto, para adentrarmos no universo dessas reflexões utilizamos como técnica de pesquisa a rede de significados, no intuito de possibilitar-nos uma aproximação com os sentidos e significados que emanam do fenômeno no conjunto de fontes a partir de vários tipos de registro, como: a revisão bibliográfica; coleta de materiais das nações com a utilização da câmera GoPro (áudio visual, entrevistas, comentários, ocorrências, etc); observação das nações em apresentações; análise dos materiais visuais (vídeos documentários, depoimentos), mostrar a realidade do Maracatu Leão Coroado e estabelecer reflexões sobre os saberes culturais, simbólicos e estéticos, dialogando e interpretando, partindo também do meu mundo vivido, da minha experiência como bailarina ao dançar o maracatu e acreditando na parcialidade, na tarefa sempre inacabada da pesquisa. No presente trabalho em construção, evidenciamos o Maracatu Nação Leão Coroado como fruto da árvore da vida, por acreditar que esta nação encontra-se envolvida por elementos que a tornam algo vivo, cíclico, que produz, reconhece, entoa e dissemina sentidos e significados capazes de ampliar horizontes sensíveis na Educação Física.